Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Acreditação de laboratórios e suas implicações

Postado 2018/04/13

A maioria da população ignora o que é acreditação de laboratórios na norma NBR ISO/IEC 17025, e a influência dela em suas vidas. 

Acreditação é um processo que resulta na concessão para que uma organização conceda certificados confiáveis. Graças a ela temos confiança ao utilizar tomadas, celulares, equipamentos hospitalares, entre outros itens.

Para os laboratórios, fabricantes, e outros grupos relacionados aos processos de acreditação a situação é outra. Precisam conhecer e saber como agir.

Conhecer o que é a acreditação é fácil, é só ler no site do INMETRO ou buscar no Google. Saber como agir é diferente. É preciso a imersão em um ambiente com nomenclatura particular e regras que se refletem na mudança de comportamentos.

No mundo da acreditação as ações devem ser comprovadas para gerar rastreabilidade. A rastreabilidade garante a confiabilidade e a conformidade dos resultados.

Viver no mundo da acreditação, dos Sistemas de Gestão é simples. Trabalhoso, mas simples. O problema é a migração do estado de desconhecimento total para o de expert. Só é possível com ajuda.

Participar de cursos de leitura da norma ou, simplesmente, ler a norma não ajuda muito. É preciso dar nexo às normas, saber o que, quando e como e, principalmente o porquê. Para saber o porquê é preciso saber o “espírito da lei”, ou o que a norma quer dizer, quando diz o que diz. Parece simples, mas não é. (Continua)