Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

PROGRAMAS DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

Uma das soluções que desenvolvemos para laboratórios foi a condução de Programas de Ensaio de Proficiência. Não somos acreditados, mas atendemos os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17043. 

Os ensaios de proficiência fazem parte de um conjunto de recursos para comprovar a capacidade dos laboratórios em fornecer resultados confiáveis. A principal forma de demonstrar a competência é através de comparações interlaboratoriais.

As comparações interlaboratoriais são realizadas através do ensaio, ou calibração, de um padrão, único ou estatisticamente equivalente. Cada laboratório realiza o ensaio, ou a calibração, e envia seu relatório a um coordenador, que compara os resultados e emite um relatório onde é demonstrado o desempenho de cada laboratório em relação aos demais.

Além de ser uma ferramenta fundamental para a demonstração da competência, as comparações interlaboratoriais são uma exigência do INMETRO para a acreditação inicial e sua manutenção.

Alguns dos benefícios vindos desta participação em ensaios de proficiência incluem:

  • Avaliação externa regular e independente da qualidade de seus resultados;
  • Comparação do seu desempenho com o de outros laboratórios;
  • Identificação da necessidade de ações para a melhoria dos procedimentos do laboratório;

 Veja nossa lista de programas abertos Se você não encontrar o que deseja consulte-nos sobre a possibilidade de criarmos um novo programa em parceria.