A evolução da Gestão pode ser acompanhada através das disciplinas das áreas sociais. Conforme estas aprendemos que nossas ações são pautadas pelas nossas experiências. Com as experiências criamos modelos. Nossos modelos tendem a se “congelar” e se tornam nossas verdades, até que novos modelos substituam os antigos.
A mudança nos modelos é antecedida de reação e resultado subsequente é a vigilância desconfiada ou, quando o modelo é baseado em estereótipos normalmente é substituído por uma nova perspectiva radicalmente oposta.
Qual a importância dos modelos?
Os gestores das organizações se baseiam em modelos, portanto, para manter o princípio da melhoria contínua é necessário que estes gestores estejam preparados, ou sejam convencidos, para abandonar modelos antigos e adotar novos.
O convencimento para a evolução dos processos é uma das tarefas mais árduas para os responsáveis pelos Sistemas de Gestão.
É preciso ter habilidade para identificar as oportunidades de melhoria aplicáveis, identificar as reações dos gestores às mudanças e estabelecer uma estratégia de convencimento. Esta situação se torna mais complicada nas empresas familiares onde as questões pessoais estão misturadas às profissionais.
Conclusão
A apresentação de resultados quantificados, através do uso de indicadores, é a abordagem mais eficaz para o convencimento. O passado, pelo histórico, e o futuro por projeção, acompanhada por monitoramento permitem conclusões confiáveis.
Cada etapa da implantação de um Sistema de Gestão é simples mas, sua implantação pode ser complexa.