• comercial@vallim.eng.br

Vallim Assessoria Empresarial

Fale Conosco

Informações de Contato

  • (21) 3083-4621 | (21) 2473-0600 (21) 98111-6849

  • comercial@vallim.eng.br

  • 08.00 às 17.00
    Segunda - Sexta

VAE | Vallim Assessoria Empresarial | A importância do Contexto

out, 03
0

 

 

 

As versões atuais das normas ISO ressaltam a importância em se definir contextos internos e externos.

Em função dos contextos a estrutura da organização muda, os riscos mudam, assim como as decisões. As pessoas mudam. Não basta considerar o contexto apenas uma vez. Os contextos mudam diariamente, mais ainda se considerarmos o longo prazo. 

Não acreditei em 1988 quando ouvi, pela primeira vez, alguém falando que telefones celulares seriam vendidos em supermercados.

Eu já era engenheiro, trabalhava no Departamento Nacional de Telecomunicações e dava aula de Sistemas de Comunicação em uma faculdade de engenharia.

Entretanto, naquela época a realidade era o telefone fixo, caro, difícil de conseguir e de funcionamento ruim. Hoje, parece ridículo pensar que ter um telefone era complicado. 

Foi difícil entender na primeira vez que ouvi falar em Winchester (como os HD’s eram chamados), um negócio novo que se colocava no computador e não precisava de disquete.

Já confundi e-mail com site!!!

Ao longo do tempo aprendi os conceitos e mais, a antecipar. 

O Passado, aprendemos ou não, mas como tratar o futuro? 

Primeiramente, é engano pensar que o passado passou, na realidade, o passado se transformou. Assim, se não entendermos o contexto de cada época não entenderemos como se processam as mudanças e, sem conhecer as mudanças é possível repetir erros antigos. Para conhecer o contexto do passado é preciso beber de diversas fontes, e entender que todas são tendenciosas.

A utopia de um é a distopia de outro, e vice-versa. Desta forma, entendendo os contextos, certamente é possível entender comportamentos e as decisões tomadas. 

O passado deixa como legado as lições aprendidas, mas precisamos aprender a observar todos os ângulos, os mecanismos de mudança.

Não podemos considerar nada como absoluto e imutável. Certamente, precisamos avaliar nossos processos, como eram no passado e entender o contexto; identificar o que mudou, e como, para chegarmos ao estado atual. Em seguida precisamos imaginar como serão os mesmos processos em dez anos e qual deverá ser o contexto.

Por fim, precisamos definir o que fazer para nos adaptar ao contexto favorável à nossa utopia. 

Nosso futuro é moldado pelo contexto que nós criamos.

 

Fale Conosco!

#Auditoria17025, #AuditoriaISO, #AuditoriaISO19011, #AuditoriaISO9001, #Auditoria ISO/IEC17025, #Consultoria, #Consultoria17025, #CursosDeRequisitos, #EnsaioDeProficiencia, #Gestão, #ISO17025, #ISO9001, #Qualidade #FormaçãoDeAuditores #Formação #Auditores #CursoDeFormaçãoDeAuditores #Vallim #Assessoria #Empresarial  #Curriculo 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão identificados por *