Acreditação fundamentos

Acreditação Fundamentos

A maioria da população ignora o que é acreditação de laboratórios e, consequentemente, a influência dela em suas vidas. A Acreditação é um processo baseado no atendimento dos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, o que, quando comprovado pela DICLA-INMETRO, resulta na autorização para que laboratórios concedam certificados, ou relatórios confiáveis. Estes relatórios e certificados permitem que itens que usamos no dia-a-dia tenham seu uso avaliado e aprovado. Com isto podemos ter confiança ao utilizar tomadas, celulares, equipamentos hospitalares, entre outros itens.

Para que possamos utilizar com segurança esta diversidade de itens entram em cena dois outros atores: as certificadoras de produtos e a DICOR – INMETRO. As primeiras são responsáveis pela avaliação da produção e o desempenho dos itens, com base nos resultados dos laboratórios acreditados. Enquanto a DICLA acredita os laboratórios a DICOR acredita as organizações certificadoras, em uma atividade integrada, e ramificada em nível internacional.

Acreditação é Fácil?

Conhecer o que é a acreditação é fácil, é só ler no site do INMETRO, ou buscar no Google. Saber como agir é diferente. É preciso a imersão em um ambiente, com nomenclatura particular, e regras que se refletem na mudança de comportamentos.

O mundo da Acreditação

No mundo da acreditação as ações devem ser comprovadas, para gerar rastreabilidade. É a rastreabilidade que garante a confiabilidade, e a conformidade, dos resultados.

Apesar de tudo, viver no mundo da acreditação, dos Sistemas de Gestão, é simples. Trabalhoso, mas simples. O grande problema é que a migração do estado de desconhecimento total para o de expert só é possível com ajuda.

Conclusão

Participar de cursos de leitura da norma ou, simplesmente, ler a norma não ajuda muito. É preciso dar nexo às normas. Saber o que, o quando, o como e, principalmente, o porquê. Para saber o porquê é preciso ter alguém que conheça o “espírito da lei”, ou seja: saiba o que a norma quer dizer, quando diz o que diz. Parece simples, mas não é.  (continua)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *