Gerenciamento antigamente
Em uma das primeiras ações de Gerenciamento de certificação que conduzi aprendi a usar o papel da liderança. Como estávamos na versão inicial da ISO 9001, a chefia ficou quase completamente por fora do assunto. Só assinava os cheques. “É pra ISO? Então tá bom”. Note que naquela época o foco era gerenciamento do chão-de-fábrica. Mas um dia ele foi a uma reunião de encerramento de auditoria e ficou surpreso com os elogios sobre o seu sistema de gestão da qualidade, que ele desconhecia…
A mudança
A partir de então ele queria saber de tudo e eu, que nos dois anos anteriores não tinha passado do bom dia, boa tarde, passei a ser acionado a todo o momento. Efetivamente conseguimos fazer muito pelo sistema de gestão, mas houve o seguinte diálogo: Bom chefe, agora que estamos certificados vamos melhorar. Preciso que o senhor me diga o que quer e o que não quer para seu SGQ. – Tú tá “f_dido” comigo. Você pensa que eu vou dizer o que quero? Te vira! Em vez de ficar aborrecido eu pensei por uns instantes e disse – Não se preocupe porque o senhor já resolveu a questão. Se não definir nada então não pode cobrar nada, o que eu fizer tá feito Ele me olhou e disse. Então é assim? É Trabalhamos juntos muitos anos e tudo sempre funcionou bem e em paz.
A solução
O ponto de Vista do Gerenciamento: Os Princípios de Gestão da Qualidade definem como importante a existência de uma LIDERANÇA, para a melhor administração, mas em muitas empresas ainda existem diretores que não entendem esta necessidade. É preciso fazê-los entender que representam nas organizações o mesmo que os capitães dos navios. Eles precisam dizer, no mínimo, para onde vão, por onde vão e a que velocidade. Talvez a falta de definição talvez tenha o mesmo motivo que tratei no artigo anterior. Se eu falar algo vou me comprometer, vou ter que dar recursos, informações e tudo o mais, ou terei que arcar com resultados insatisfatórios.
O mesmo vale para todos os níveis hierárquicos a administração. Mesmo que você considere seu subordinado altamente qualificado, diga o que deseja e como. Sou ainda mais restritivo. Penso que, além do que se deseja, é necessário definir o que não se deseja.
Conclusão
Se você é o chefe determine, e se é o subordinado pergunte. Se não obtiver uma resposta já sabe como agir