Perdas invisíveis, ou não?

Perdas invisíveis, é o que passa pela minha cabeça quando uso alguns serviços. Logo me vem o pensamento: queria ganhar o que eles perdem. Você também já teve esta sensação

Perdas na área de telefonia

Com certeza vem a sua cabeça imediatamente as empresas de telefonia, mas falar sobre as empresas de telefonia é fácil. cada vez que vou comprar um serviço, em geral, demoro mais de dez horas no telefone. É, pelo menos, um dia perdido. uma vez fiz um pedido de instalação que foi cancelado e ninguém sabe quem cancelou nem porque. o irônico que que empresas satélite que vendiam serviço sabiam da minha compra e queriam vender produtos e serviços associados. Tem muito mais, dava para fazer um programa de stand-up comedy inteiro, com vários episódios. Então, vamos deixar as telefônicas em paz.

Perdas em outras áreas

Assim, vamos deixar as telefônicas em paz. Em um serviço qualquer, quanto tempo é aceitável se esperar, em um dia normal, pelo atendimento em uma loja ou restaurante? O serviço público é um caso a parte. A estabilidade é um fator crítico.

Em uma análise técnica é possível se explicar algumas destas atitudes. As empresas com muitos clientes tendem a colocar muitos filtros. Cinco minutos no atendimento eletrônico. Quem atende, no geral passa para outra pessoa, e assim vai. Aparentemente o pessoal não é treinado para solucionar problemas e sim para seguir um script. Como não existe um contato direto não tem como rastrear. Não se sabe nem em que estado estava o atendente anterior, quando a ligação “caiu” quando você pediu para falar com a supervisão.

O interessante é que meu pacote de software é fornecido por uma empresa no exterior que atende ligando para mim, pelo tempo que for necessário, tantas vezes quanto for preciso e em português, uma só pessoa resolve o problema, e surpreendentemente, custa menos da metade do meu plano de telefonia.

Já no contato pessoal parece que as pessoas não têm comprometimento com os processos. Quando ganham por venda tentam atender a diversos ao mesmo tempo, quando não têm participação esperam a abordagem e informam o que lhes foi perguntado.

Conclusão

Certamente, é preciso aumentar a autonomia dos atendentes das telefônicas, melhorar o comprometimento dos indivíduos com o coletivo. Aliás, são dois dos princípios de gestão da ISO 9001. não mudam, resta ao usuário adotar as medidas ao seu alcance. 

Eu, particularmente, boicoto um posto de gasolina, uma empresa de taxis no Rio e uma empresa de aviação. Como você faz?

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