Era uma vez uma fábrica de equipamentos eletrônicos onde alguns fornecedores, que faziam parte do mesmo grupo, estavam situados em ruas próximas. Um dia ela recebeu um conjunto de gabinetes com arranhões na pintura. O parceiro explicou que usava jornal velho para a proteção, mas naquele dia o “ferro velho” em que ele comprava jornal estava desabastecido. O representante da empresa disse: acredito que possamos te ajudar, temos diversas assinaturas de jornal que, acredito, sejam jogadas fora diariamente após lidos. Descobriu-se que os jornais não eram jogados no lixo, eram doados para a turma de serviços gerais que vendia ao “ferro velho” vizinho onde o parceiro recomprava. Esta é uma história real.
Em uma época onde as empresas contam as moedas, talvez seja importante reavaliar todos os descartes e todas as compras. Não é só o dinheiro, não se trata da simples aplicação dos 5S. É certo que as normas de gestão tratam apenas do negócio da organização, mas é importante conhecer todos os aspectos que envolvem a instalação e seu uso e outras organizações associadas.
Mesmo que seu sistema de gestão seja baseado nas ISO 9001 ou 17025, avaliar outras normas, como as ambientais e de segurança. É interessante ver que cada ação, cada movimentação de pessoal ou de materiais, cada descarte tem implicações que podem nos passar desapercebidas. Avaliar o que descartamos e, principalmente para onde descartamos, passou a ser fundamental.
Considere pensar fora da caixa ou, neste caso, da norma que você adotou.