Acreditação - Os Contras
Acreditação INMETRO (ISO/IEC 17025), ou em certificação (ISO 9001), são, normalmente, vistas com desdém. Porém, muitos pensam que as normas são apenas um monte de burocracia inútil, e só as adotam porque algum cliente pediu. Assim, parece que existe uma espécie de “efeito Tostines” – É mal compreendida porque foi mal implantada ou foi mal implantada porque foi mal compreendida.
Na realidade a acreditação é realizada através da CGCRE, uma divisão do INMETRO.
Acreditação - Os Prós
Então, é preciso ressaltar a importância de pessoal competente para a implantação de sistemas de gestão (SG), apoiando o pessoal que entende dos processos da empresa, e assim criar um SG com o melhor das duas partes. Por conseguinte vamos mostrar como um sistema bem implementado pode ser eficaz, sem ser burocrático.
Ferramentas Importantes
Inegavelmente as duas das ferramentas, mais importantes, para garantir a eficácia dos SG são: as auditorias e as análises críticas pela direção. Enquanto as auditorias coletam informações sobre o SG, as análises críticas avaliam sua consistência com os parâmetros estabelecidos pela direção.
Auditorias
A eficácia das auditorias inicia com a competência dos auditores, que devem ser realmente qualificados para a função.
Afinal, quando o auditor não é qualificado a auditoria é apenas o cumprimento inútil de uma formalidade.
Devem ser definidos os parâmetros de conformidade e a política da organização. Estas definições permitem aos auditores, competentes, entender a organização, e evidenciar a eficácia do SG e mais, identificar oportunidades de melhoria por adição ou exclusão de itens.
Auditores competentes sabem como avaliar processos, riscos e oportunidades associadas, confirmando a eficácia dos índices e dos indicadores da organização.
Um relatório de auditoria deve ser rico em detalhes, para apresentar à direção um panorama completo da organização e permitir a avaliação eficaz do SG, de forma simples e objetiva, facilitando a acreditação.
Relatórios de auditoria são feitos para serem usados pela direção da organização. Se faltar informação, se for prolixo, ou se apresentar informações inadequadas foi mal feito, e é inútil.
Análises Críticas
Por fim, a análise crítica pela direção. Se o SG foi implantado de forma adequada, foram definidos requisitos de conformidade, a política, os indicadores e os índices.
Com um relatório de auditorias bem elaborado, além de outros documentos, pertinentes, a direção pode fazer uma avaliação eficaz, considerando os riscos e as oportunidades para a organização.