Frequentemente vejo anúncios de curso para a formação de auditor interno e penso: porque limitam os horizontes?
Procuro me basear em normas e, a melhor norma para a questão das auditorias é a ABNT NBR ISO 19011. A norma é orientativa, não é norma de requisitos ou seja, certificável. Isto significa que o seu conteúdo não é absoluto, é uma orientação! Mas serve para organizar os sistemas de gestão
A norma divide as auditorias em internas e externas. Estas últimas em auditorias de fornecedor e de terceira parte. Estas divisões ocorrem em função da relação cliente-fornecedor entre o auditado e o interessado no Relatório da Auditoria.
A norma sugere que os auditores sejam qualificados em função de demonstrar conhecimento, habilidades, comportamento pessoal adequado. As habilidades são alcançadas através da realização de auditorias sob supervisão
Assim, se o indivíduo demonstrou ter conhecimento, habilidade, comportamento adequado, e foi supervisionado, ele está capacitado para qualquer tipo de auditoria.
O ponto importante é que não basta o curso, é preciso ser supervisionado para ser qualificado. Por este motivo sempre sugiro que o pessoal interno participe das auditorias internas que realizo.
Pergunta para auditor: Alguém com certificado de participação em curso de formação de auditor interno pode avaliar fornecedores?